A Origem da Ordem DeMolay


Em 1919 acontece um acidente numa caçada, em Kansas City, Missouri, Estados Unidos da América, deixando a família de Louis Lower sem pai. Louis Lower possuía 17 anos de idade. Após a morte de seu pai, Louis Lower passara a figura de pai ao amigo da família, o Maçom Frank Sherman Land, com o qual buscava constantemente conselhos, ajudas e orientações, e a quem pediu o seu primeiro emprego.

Frank Sherman Land percebeu que a necessidade do jovem de atenção paternal não se limitava somente a Louis, más que se estendia a inúmeros jovens que possuíssem pais ou não. Land, então, teve idéia de formar uma Organização Juvenil que proporcionasse o devido preparo, apoio e guia para uma vida melhor. Uma organização de jovens que proporcionasse também elevados valores patrióticos.

Land revelou a Lower a sua idéia, solicitando sua ajuda para formar um clube de rapazes. Land Pediu que Lower convidasse alguns amigos de Escola Secundária para uma reunião. Todos juntos iriam criar e organizar este novo clube.

Em Fevereiro de 1919 Louis Lower e oito amigos se reuniram no templo do R.·.E.·.(Rito Escocês) com Frank Sherman Land, com a finalidade de formar a sonhada Organização juvenil. Nenhum deles jamais poderia sonhar, menos ainda Frank Sherman Land, que em 40 anos o Movimento estaria ativo em 14 países e territórios com centenas de milhares de rapazes iniciados, sendo alguns deles personalidades mundiais.

A idéia da criação desta Organização juvenil de cunho educacional contagiou os nove rapazes. Surge então uma dúvida, qual seria o nome desta organização. Foram apresentados por Land vários nomes famosos no entanto nenhum deles agradavam os rapazes. Um dos jovens sugere que pelo fato de estarem em um Templo maçônico, uma figura ligada à maçonaria devia ser homenageada.

A sugestão foi aceita, por uma força do destino, a sugestão se firmou quando Land pronunciou o nome de Jacques DeMolay. Após ouvirem a história de DeMolay eles se entusiasmaram e unanimemente concordaram que o nome da nova organização seria DeMolay, usando a pronuncia Inglesa.

18 de Março de 1919, os noves jovens com mais 24 de seus amigos reuniram-se novamente no Templo Maçônico, organizando e fundando oficialmente a Ordem DeMolay, com o número ideal de 33 jovens.

Somente 20 anos mais tarde Frank Sherman Land descobre que Jacques DeMolay foi queimado vivo pela inquisição em 18 de Março de 1314.

O primeiro membro da Ordem DeMolay a fazer o juramento foi Louis Lower. Este juramento ocorreu na segunda reunião da Ordem. A Bíblia usada para o Juramento foi a que Land recebeu em St. Louis quando tinha 12 anos.

Em uma das primeiras reuniões, alguém sugere que Ordem deveria ter o número limite de 75 jovens. Foi então que Land com sua imensa sabedoria explicou que seria egoísmo pois a Ordem deveria ser boa para todos. Estas palavras foram tão sábias que em menos de um ano, o Capítulo “Mãe do Mundo”, em Kansas City havia iniciado 3000 jovens.

O Ritual DeMolay foi elaborado e escrito pelo Maçom e Jornalista Frank Arthur Marshall na primavera de 1919,a pedido de seu amigo Frank Sherman Land. O ritual permanece inalterado até hoje, exceto por poucas palavras.

A Ordem tornou-se também bem sucedida e conhecida pelos serviços prestados à comunidade, conscientização da cidadania e atividades de cunho Filantrópico . A ordem DeMolay realmente assegurou uma História imortal de sucessos, através de seu trabalho para preparar lideres e proporcionar um mundo melhor para o próximo.


WebDesigner - Johan Georg