Ano DeMolay 2009/2010



DOAÇÃO DE SANGUE
Mesmo com o advento da ciência ainda não foi encontrado nenhum substituto para o sangue humano. Neste caso, toda vez que alguém precisa de uma transfusão sanguínea, fica à mercê da solidariedade de outras pessoas. Situação frustrante, que poderia ser facilmente evitada quando entendemos que a doação de sangue é um procedimento de total simplicidade, rápido e seguro, e que salvam centenas de vidas todos os dias.
Estatísticas apontam que apenas 1,5% da população brasileira doam sangue. Somando-se as demanda de hospitais e clínicas, precisa-se de 5.500 litros de sangue diários. Faltam doadores para suportar a crescente demanda. Pacientes que passam por transplantes de medula óssea, recém nascidos prematuros, vítimas de acidentes: em todos esses casos o sangue que você doa garante a vida destas pessoas. Pense nisto: qualquer um pode se deparar com uma situação como essa. Inclusive você.
Plena saúde, idade entre 18 e 65 anos, massa acima de 50kg, não ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, bem como mínimo de seis horas de sono e não ser usuário de drogas ou levar vida promíscua são pré-requisitos para a doação de sangue.
Além de procedimento simples, rápido e seguro, não há quaisquer riscos para o doador. Na coleta do sangue são retirados apenas 450 mL de sangue e mais 45 mL para testes laboratoriais.
Todo o procedimento, desde a chegada até a saída, dura, em média, 30 minutos. E todo o sangue coletado já será totalmente reposto pelo seu organismo em 24 horas.
Na amostra serão realizados vários exames de sorologia obrigatórios pelo Ministério da Saúde, entre eles HIV e hepatites B e C.

WebDesigner - Johan Georg