Ordem Rosa Cruz


A Ordem RosaCruz já existe há milênios. Ela teve origem no Egito. Seu calendário está no ano de 3354, a contar do faraó Akhenaton, que teve grande importância para a Ordem Rosa Cruz.

A Ordem RosaCruz é uma ordem onde se busca desenvolvimento tanto mental quanto espiritual. Ela, apesar de existir há muito tempo, como vimos acima, só se tornou conhecida no início desse século, quando H. Spencer Lewis fundou a AMORC: Antiga e Mística Ordem da Rosa-Cruz. No momento é a AMORC que guarda a tradição egípcia, mas muitas outras ordens RosaCruzes já fizeram isso. A AMORC se organiza em todo o mundo com sua Suprema Grande Loja nos Estados Unidos, na Califórnia. Ela é diferente das outras ordens RosaCruzes (muitas ordens já adotaram a tradição RosaCruz, ou pensavam que adotaram) por um motivo: não é preciso ser convidado por algum RosaCruz para ingressar na ordem! Tudo que os interessados precisam é entrar em uma loja, pronaos (pequena loja) ou capítulo (pequeno pronaos) e pegar sua proposta de afiliação.

A AMORC não é restrita porque o conhecimento que ela passa a seus membros é gigantesco, então não é justo restringi-lo a certas pessoas. Além disso a AMORC foi a primeira ordem a passar o conhecimento escrito. Nenhuma outra ordem na humanidade tinha passado o seu conhecimento através de palavras escritas.
A Origem e seu desenvolvimento com o passar do tempo .

A Ordem da Rosa-Cruz se originou das Antigas Escolas de Mistérios do Egito. As Antigas Escolas de Mistério do Egito são muito mais velhas que o grande faraó Ech-n-Aton (aquele que agrada a Aton), ou Akhenaton, como prefere a maioria hoje. Mas foi a partir do reinado de Akhenaton que começou-se a contar o calendário RosaCruz, pois foi nele que foram achadas provas concretas da existência da ordem na época.

A primeira reunião RosaCruz deu-se em 1498 a.C, quando os hierofantes, presidido por um deles, reuniram-se em conselho, definindo os planos para a expansão da Luz. Então, foi escolhido uma rosa e uma cruz como símbolo dessa ordem que nascia. Umas trinta décadas depois, iniciou-se uma grande expansão rosacruciana por todo o território mundial naquela época conhecido. Os maiores rosacruzes de cada território recebeu a missão de ensinar aos outros a tradição egípcia.

Quando Cristo nasceu, muitos documentos foram perdidos. Muitas religiões que surgiram à partir desse fato foram extintas acusadas de heresia. As organizações tiveram que se esconder e com isso não houve extinção delas. Em 46 foi criada a Ordem dos Iniciados, por Ormus. O símbolo dessa organização era uma rosa e uma cruz. Muitos historiadores identificam aqui o início da Ordem RosaCruz. A Ordem RosaCruz, a cada século que se passava, se desenvolvia mais. No século VII foi fundada a primeira loja na França. A partir daí a Ordem RosaCruz começou a se desenvolver não só na França, e sim em toda a Europa. No fim do século X foi feito o primeiro registro manuscrito sobre a RosaCruz. No século X até chegou a ser feito uma obra pública sobre a Ordem, na Alemanha! A Ordem RosaCruz até mesmo teve contato com os Templários. Depois que o Papa tenta extinguí-los, os Templários são absorvidos por outras ordens, e depois o barão de Montanor e Gaston de la Pierre Phoebos fundam, com outros irmãos, a Ordem dos Irmão Primogênitos da Rosacruz. Em 1487, foi fundada a primeira Suprema Grande Loja RosaCruz, na França. Em 1555, Nostradamus, aludindo ao apoio da RosaCruz de outros países ao ressurgimento alemão prevê o ressurgimento RosaCruz dizendo:

"Um novo grupo de filósofos surgirá
Desprezando morte, ouro, honras e riquezas,
Estarão próximos às montanhas da Alemanha,
E terão muitos outros a apoiá-los e segui-los."

Em 1577, surge como influência da Ordem RosaCruz a Ordem dos Inseparáveis.
A Ordem RosaCruz se desenvolveu com o passar do tempo, garantindo assim, que seus membros não terão ensinamentos de apenas um pensador, mas sim de muitas pessoas que contribuíram para aumentar o conhecimento RosaCruz. O resultado disso tudo é AMORC de hoje que trabalha de uma maneira que antes era incomum entre todas as ordens:Conhecimento Escrito.

WebDesigner - Johan Georg