Uma organização para moças de parentesco Maçônico
A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi organizada com o consentimento de J. B . Fradenburg, Grão - Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebraska, Estados Unidos da América do Norte, e da Ordem Internacional " Estrela do Oriente " por sua dirigente Sra. Anna J. Davis e seu Grande Patrono, Ir. James E. Bednar, para trabalhar obedecendo os seguintes Landmarks :
01º - Ser conhecida como " Ordem das Filhas de Jó "02º - Ser uma sociedade composta por moças em evolução que acreditam em Deus e ostentam um relacionamento Maçônico
03º - Seu lugar de reunião será chamado de Bethel ( Lugar Sagrado )
04º - 4º Os ensinamentos serão baseados no Livro de Jó do Antigo Testamento com referências especiais ao Capítulo 42 Versículo 15
05º - Ser ensinado em 03 épocas ( Não graus )
06º - Seu emblema deve ser : " Virtude é uma qualidade que grandemente honra a mulher "
07º - Suas alfaias : Cornucópia da Fortuna, Incensório e uma Pomba Branca
08º - Solicitar a todos os Membros, Guardiões e Visitantes a assumir um compromisso baseado na honra
09º - Ser uma organização democrática com o direito de apelar à autoridade superior, com todos os Membros e Protetores sujeitos às leis
10º - Ter um Supremo Conselho Guardião, com Constituição e leis em conformidade com os Landmarks da Ordem,governando Conselhos Guardiões Subordinados e Membros do Bethel
RITUAL
Foi escrito, aproveitando-se as idéias apresentadas pela fundadora Sra. Ethel T. Wead Mick, e retiradas do Livro de Jó ( Antigo Testamento ) com referências particulares ao Capítulo 42, Versículo 15 : " E em toda a Terra não se acharam mulheres tão formosas como as Filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos " .
FUNDAÇÃO
A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi fundada em 1920, pela Sra. Ethel T. Wead Mick, em Omaha, no Estado de Nebraska, EUA . O principal objetivo da Ordem é reunir moças que tenham parentesco com Maçons, para aperfeiçoamento moral e espiritual, encontrando nos ensinamentos que destacam uma reverência a Deus e às Santas Escrituras . Lealdade para com a Bandeira e ao País que ela representa, e respeito e amor para com os pais e familiares .
A fundadora, compreendendo a importância dos ensinamentos recebidos de sua Mãe, de religião Cristã, desde sua infância, especialmente as bonitas lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, do Antigo Testamento, decidiu dar parte de seu tempo e de seu talento no sentido de tornar possível para todas a moças compartilharem desses raros privilégios que ela possui . Depois de diversos anos de cuidadoso estudo e consideração, com a colaboração de seu marido, Dr. William H. Mick, e outros eficientes e dedicados auxiliares , ela fundou a Ordem, em honra e memória de sua mãe, Sra. Elizabeth D. Wead .
Os arquivos oficiais revelam que muitas reuniões preliminares foram realizadas com a presença de alguns poucos Maçons interessados . Membros da Ordem Estrela do Oriente reuniram-se durante os anos de 1918, 1919 e 1920, no lar ou no escritório dos fundadores . O trabalho ritualístico da Ordem é baseado no Triângulo, nas 03 Filhas de Jó, no Livro Sagrado, na educação e combina emblemáticas, representações de antigas eras Latinas e Gregas .
A Ordem Internacional das Filhas de Jó é a única organização de moças que requer de todos os seus membros um parentesco com um Maçom e, quando não seja parte da Fraternidade Maçônica, este pré-requisito a liga firmemente à Maçonaria . Em geral, o Livro de Jó nos ensina uma lição de otimismo Maçônico : " Não cair em desespero, mostrando que as idéias Maçônicas são imortais " . Nós vemos este exemplo na vida de Jó que viu crescer sua casa, sua fortuna e também viu sua ruína, mas que por sua fé observou também seu renascimento e sua reconstrução . Uma ênfase especial é dada à idéia de que " Ser justo é fazer o bem " e " A virtude é uma qualidade que grandemente a mulher " . O lugar das reuniões é conhecido como Bethel, significando " Lugar Sagrado " . Um requisito da Ordem é que os membros do Bethel compareçam em conjunto a uma Igreja, ao menos uma vez a cada semestre . Esta organização é Internacional, funcionando nos Estados Unidos, Alaska, Hawaí, Canadá, Austrália, Guam, Filipinas e no Brasil . Sua organização trabalha de maneira democrática, como colaboradores adultos conhecidos como Membros do Conselho Guardião do Bethel, com uma Guardiã Presidenta e um Guardião Assistente (Maçom), supervisionando cada Bethel, eleitos por um ano . Estes membros do Conselho Guardião são selecionados entre Maçons e mulheres acima de 21 anos de idade e que sejam parentes de Maçons ou mulheres da mesma idade que sejam Membros de Organização que exijam parentesco Maçônico ou Membros Majoritários da Ordem, que já tenham mais de 21 anos de idade .
Os ensinamentos da Ordem exercem uma notável influência para o bem e seus trabalhos e esforços são direcionados ao desenvolvimento espiritual de seus Membros . Ela colabora também em vários projetos filantrópicos .
A Ordem no Brasil
Em maio de 1999 a organização completou 06 anos de existência no Brasil, espalhando-se em vários Estados da União . O maior número de Betheis, no Brasil, está em Minas Gerais.
Os Cargos do Bethel - 20 Cargos Honorável Rainha |
1ª Princesa |
2ª Princesa |
Guia |
Dirigente de Cerimônias |
Bibliotecária |
Secretária |
1ª Zeladora |
2ª Zeladora |
Capelã |
Tesoureira |
1ª Mensageira |
2ª Mensageira |
3ª Mensageira |
4ª Mensageira |
5ª Mensageira |
Guarda Interna |
Guarda Externa |
Porta Bandeira |
Musicista |
E as demais Filhas de Jó fazem parte do Coral do Bethel
O Primeiro Bethel do Brasil
No Brasil o 1º Bethel a ser instalado foi na cidade do Rio de Janeiro, recebendo o nome de Bethel 001 Mater do Brasil .
Atualmente os Estados que já possuem Bethel são os seguintes : Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.